A psicoterapia é um tratamento de saúde mental que envolve a interação entre um profissional de saúde mental capacitado,  o psicólogo, e um indivíduo ou grupo de pessoas que buscam ajuda para lidar com problemas emocionais, psicológicos ou comportamentais.

Quais são as principais abordagens da psicologia?

A psicoterapia pode utilizar, como referencial teórico, diferentes abordagens, sendo as mais conhecidas pela maior parte das pessoas:

Todas elas trazem importantes contribuições para o tratamento de diferentes transtornos, entretanto a Terapia Cognitivo-Comportamental tem se mostrado a abordagem de primeira escolha, a partir da comprovação de consistentes evidências científicas que a sustentam. 

O objetivo da psicoterapia, a partir da Terapia Cognitivo-comportamental, é proporcionar um ambiente seguro e confidencial onde os indivíduos possam explorar seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, entender melhor a si mesmos, desenvolver estratégias para lidar com seus desafios e alcançar uma melhor saúde mental e bem-estar.

Benefícios da psicoterapia

  • Ampliação do autoconhecimento, identificação da origem de questões emocionais
  • Conhecimento sobre padrões de pensamentos e crenças a respeito de si
  • Reconhecimento sobre como a pessoa lida com emoções e adoção de melhores formas de regulá-las
  • Aprendizagem sobre formas mais adaptativas de enfrentamento de situações desafiadoras
  • Aprimoramento do autocuidado para promover melhoria de bem-estar
  • Revisão de hábitos de vida e adoção práticas mais saudáveis
  • Exercício de gerenciamento de estresse
  • Melhora nos relacionamentos
  • Desenvolvimento de autonomia e segurança para tomada de decisões
  • Melhora na relação com vivências passadas que ainda interferem na vida atual
  • Desenvolvimento de habilidades específicas

Para quem é indicada a psicoterapia?

A psicoterapia é indicada para todas as pessoas que enfrentam desafios relacionados as suas emoções, comportamentos ou relações; pessoas que precisam de ajuda profissional para aprender a lidar com situações de vida cotidiana ou até mesmo que desejam ampliar o seu autoconhecimento, para compreender seus modos de enfrentamento das diferentes situações e adotar estratégias mais funcionais. Também é indicada para pessoas que desejam desenvolver ou aprimorar habilidades individuais.

Quanto tempo dura a psicoterapia?

Cada processo possui particularidades quanto à frequência, características da demanda, objetivos a serem alcançados, disponibilidade e tempo de resposta de cada paciente. Mas em média pode levar em torno de 4 a 6 meses.

Qual a duração de uma sessão de psicoterapia

Embora haja variação de tempo entre as diferentes abordagens teóricas e práticas individuais adotadas pelos psicólogos, o mais usual é que as sessões durem em torno de 40 a 60 minutos. Já a frequência deve ser acordada entre psicólogo e paciente de forma que melhor atenda as necessidades deste, mas o mais comum é que as sessões sejam semanais e com o avanço do processo pode ocorrer um espaçamento maior.

Psicoterapia online funciona?

Sim. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia é permitido o atendimento na modalidade online e reconhece que oferece os mesmos resultados que o atendimento presencial. Para tanto, a prática do psicólogo deve resguardar todos os cuidados quanto ao sigilo, confidencialidade e ética profissional, independente da modalidade de atendimento.

Como escolher um psicoterapeuta?

Hoje em dia há uma grande variedade de práticas, condutas e profissionais que atuam como terapeutas, mas cabe salientar que nem todas as terapias são regulamentadas e fiscalizadas por um conselho de classe, como ocorre com a Psicologia.

Para que o profissional seja habilitado a realizar psicoterapia, necessita possuir formação acadêmica comprovada em Psicologia, em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. Ao concluir a formação também precisa estar inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP) e estar em dia com suas obrigações legais pré-determinadas pelo conselho. Além disso, ao escolher um psicólogo, sugere-se que o paciente pesquise sobre o seu contínuo aprimoramento do profissional.

Se você ainda tiver dúvidas se a psicoterapia é indicada para você, terei o maior prazer em responder as suas questões.