*As informações acima se propõem a orientá-lo a identificar a necessidade de procurar ajuda profissional. Somente o profissional capacitado para isso pode fazer o diagnóstico.
O que é a Síndrome de Burnout?
O burnout é um estado de esgotamento físico e emocional, frequentemente causado por estresse crônico relacionado ao trabalho.
Pode resultar em apatia, falta de energia, desinteresse e redução da eficácia no trabalho. Embora a origem esteja relacionada ao contexto profissional, a pessoa acometida pelo burnout pode ter a sua saúde mental e física comprometida com impactos em todas as áreas de sua vida. É mais frequente em pessoas que estão inseridas em ambientes de trabalho exigentes e que também possuem altos padrões de exigência pessoal. Com impactos importantes na vida, pode levar a problemas de saúde significativos caso não seja adequadamente tratado.
Sintomas da síndrome de burnout
Como diferenciar
Diferenças entre o estresse, a depressão e a síndrome de burnout
Estresse
O estresse é uma reação física e emocional a pressões, desafios ou situações adversas. Pode causar ansiedade, tensão muscular, irritabilidade e afetar negativamente a saúde. Gerenciamento adequado inclui técnicas de relaxamento e estratégias para lidar com as fontes de estresse.
Depressão
A depressão é uma condição de saúde mental caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança, perda de interesse em atividades e alterações no sono e apetite. Pode afetar o funcionamento diário e requer tratamento adequado, incluindo terapia e, em alguns casos, medicação.
Burnout
A Síndrome de Burnout é um estado de esgotamento físico e mental devido ao estresse prolongado no trabalho. Caracteriza-se por exaustão, cinismo, despersonalização e redução no desempenho profissional, afetando a saúde e a qualidade de vida do indivíduo.
Sobre mim
Juliana Ourique, Psicóloga,
Especialista em TCC
CRP 07/09496
Psicóloga clínica formada em Psicologia desde 1999 pela Unisinos/RS, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pela PUCRS, especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem Estar e Autorrealização pela PUCRS e Pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela FGV.
Realiza atendimento clínico individual de adultos e idosos com referência na Terapia Cognitivo-Comportamental.
Também atuou durante 16 anos na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, em grandes empresas do Rio Grande do Sul e São Paulo, tendo ampla experiência com gestão de pessoas.
25
ANOS DE EXPERIÊNCIA
16
ANOS EM RH E GESTÃO DE PESSOAS
9
ANOS EM PSICOLOGIA CLÍNICA
3
ESPECIALIZAÇÕES EM PSICOLOGIA
Ainda tem alguma dúvida?
Me chame no WhatsApp ou agende seu horário
Poucos horários disponíveis.